Categorias: Whatsapp Marketing

Sua empresa faz WhatsApp Marketing?

Qualquer negócio que se preze, usa pelo menos um número de telefone celular com WhatsApp como canal de atendimento ou vendas com o intuito aproximar a relação com o cliente. Seja pelo WhatsApp tradicional ou WhatsApp Business. E por quê?
Porque com a inovação tecnológica e a falta de tempo dos clientes para se deslocarem até lojas físicas ou pontos de atendimento e, até mesmo ligar no SAC, essa ferramenta proporciona uma interação mais rápida, ágil, prática e acessível a qualquer hora e lugar do mundo, sem que o cliente precise sair do conforto de onde estiver.

Só para entender: o WhatsApp

O whatsapp surgiu em 2009 como um aplicativo para facilitar as conversas em tempo real. Logo, desde os pequenos comerciantes informais até grandes companhias, notou-se um diferencial que era poder prestar um atendimento sendo mais presente junto aos seus clientes e futuros consumidores com linguagem mais adequada a cada público. Atualmente, mais de 1,5 bilhão de usuários utilizam o aplicativo no mundo todo. Segundo a Conecta, 91% dos brasileiros utilizam o APP como ferramenta de comunicação.

O Whatsapp business

Assim o WhatsApp Business surgiu em 2018 com a proposta de facilitar a comunicação entre as companhias e seus clientes. Em seu aniversário de 1 ano, em janeiro, comemorou mais de 5 milhões de empresas cadastradas no mundo. Quando a plataforma inicial foi lançada, a consultoria Morning Consult já apontava que a cada 5 empresas, 4 já utilizavam a ferramenta. O Brasil é o segundo país com maior número de usuários. Segundo a PMEs, acredita-se que 87% do uso do APP melhora a comunicação com o cliente e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento da empresa.

E por que usar o WhatsApp Business?

  • Traz mais credibilidade ao negócio – indicadores de localização, CNPJ, razão social, nome fantasia, site, etc;
  • Identidade digital mais presente;
  • Oferece atendimento personalizado;
  • Melhora o tempo de comunicação empresa-cliente;
  • Vendas mais rápidas;
  • Mais divulgação dos produtos e serviços;
  • Uso do status como vitrine de produtos;
  • Adição de link de bate papo direto para seu website;
  • A empresa define o tom da conversa (formal ou informal) com o cliente;
  • Uso de mensagens prontas e personalizadas de saudação, ausência e informativo dos horários de expediente da empresa;

Segundo o blog Máfia do Marketing, de acordo com a pesquisa de mensagens do Facebook, 67% dos usuários de aplicativos de mensagens móveis disseram que esperam usar mais o bate-papo para se comunicar com as empresas nos próximos dois anos. Além disso, 53% dos entrevistados dizem que têm mais chances de comprar com uma empresa que ele podem enviar mensagens diretamente para comunicar-se.

Comprovadamente, aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm taxas de engajamento incríveis: 98% das mensagens móveis são abertas e lidas, com 60% delas sendo abertas em três minutos após o recebimento. Na verdade, uma grande maioria dos compartilhamentos on-line, 84%, agora ocorre em canais privados, como aplicativos de mensagens, por isso, mesmo que você não use o WhatsApp para fazer marketing de sua empresa, é provável que seus clientes em potencial estejam usando o WhatsApp para compartilhar ofertas com seus amigos.

Dicas

Então vamos para as dicas preciosas que farão dos seus produtos e serviços mais efetivos através dessa ferramenta:

Perfil

– Ter o perfil da sua empresa completo (Nome, website, horários de funcionamento e e-mail profissional) com geolocalização, traz mais credibilidade a sua empresa e seu ponto físico (mesmo que você esteja usando uma ferramenta digital).

Contador de mensagens

– Com o gerenciamento de mensagens, é possível saber quantas foram recebidas e respondidas a fim de não deixar nenhum cliente passar despercebido. E também mensagens prontas de saudação e ausência para que nenhum cliente fique sem ser respondido mesmo fora do expediente da empresa.

Discurso focado

– O tom da conversa é você, empreendedor, quem decide: formal ou informal. Mas o legal é que você se aproxima do cliente.

Conteúdo de Qualidade

– Não envie somente propagandas. Escreva e envie conteúdos diversificados com relativa aos seus produtos e serviços, mas que somem a vida do cliente de alguma forma. E lembre-se de não enviar constantemente. Crie o timing dos seus envios com foco na suas campanhas.

Campanhas

– Não saia disparando informações aleatórias. O cliente fica confuso e irritado porque não entende suas intenções. Faça o planejamento mensal ou semanal com foco em vendas, conteúdo, atendimento de qualidade e pós-venda, assim seu cliente terá sua constância.

Lista de transmissão

– Por que usar listas de transmissão em vez de grupos? Porque diferente do grupo em que é preciso adicionar todos os usuários e somente depois explicar o motivo da criação do mesmo, isto sem contar que é preciso criar um grupo para cada objetivo, a lista de transmissão permite que você crie apenas 1 vez e envie suas informações rapidamente, usuário a usuário, sem ter várias pessoas interagindo ao mesmo tempo, que pode ser incomodo para alguns, permitindo uma abordagem mais discreta entre a empresa e seu cliente.

Enfim, esteja mais próximo do seu cliente através dessa ferramenta que une e interage com as pessoas o dia todo. Com suas estratégias traçadas, produtos e serviços de qualidade e atendimento cordial, suas vendas irão deslanchar em menor tempo. Bons negócios!

Veja também: Máquina parada não gera resultado!

Escrito por Daniela Malanga, Graduada em Publicidade e Propaganda e atua como Gestora de Atendimento da Novo | De olho no atendimento.

Dyego Rodrigues Mattos
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Dyego Rodrigues Mattos
Tags: marketing vendas online whatsapp

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