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Publicado por Dyego Rodrigues Mattos em abril 15, 2019
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Sua empresa faz WhatsApp Marketing

Sua empresa faz WhatsApp Marketing

Qualquer negócio que se preze, usa pelo menos um número de telefone celular com WhatsApp como canal de atendimento ou vendas com o intuito aproximar a relação com o cliente. Seja pelo WhatsApp tradicional ou WhatsApp Business. E por quê?
Porque com a inovação tecnológica e a falta de tempo dos clientes para se deslocarem até lojas físicas ou pontos de atendimento e, até mesmo ligar no SAC, essa ferramenta proporciona uma interação mais rápida, ágil, prática e acessível a qualquer hora e lugar do mundo, sem que o cliente precise sair do conforto de onde estiver.

Só para entender: o WhatsApp

O whatsapp surgiu em 2009 como um aplicativo para facilitar as conversas em tempo real. Logo, desde os pequenos comerciantes informais até grandes companhias, notou-se um diferencial que era poder prestar um atendimento sendo mais presente junto aos seus clientes e futuros consumidores com linguagem mais adequada a cada público. Atualmente, mais de 1,5 bilhão de usuários utilizam o aplicativo no mundo todo. Segundo a Conecta, 91% dos brasileiros utilizam o APP como ferramenta de comunicação.

O Whatsapp business

Assim o WhatsApp Business surgiu em 2018 com a proposta de facilitar a comunicação entre as companhias e seus clientes. Em seu aniversário de 1 ano, em janeiro, comemorou mais de 5 milhões de empresas cadastradas no mundo. Quando a plataforma inicial foi lançada, a consultoria Morning Consult já apontava que a cada 5 empresas, 4 já utilizavam a ferramenta. O Brasil é o segundo país com maior número de usuários. Segundo a PMEs, acredita-se que 87% do uso do APP melhora a comunicação com o cliente e 81% acreditam que ele auxilia no crescimento da empresa.

E por que usar o WhatsApp Business?

  • Traz mais credibilidade ao negócio – indicadores de localização, CNPJ, razão social, nome fantasia, site, etc;
  • Identidade digital mais presente;
  • Oferece atendimento personalizado;
  • Melhora o tempo de comunicação empresa-cliente;
  • Vendas mais rápidas;
  • Mais divulgação dos produtos e serviços;
  • Uso do status como vitrine de produtos;
  • Adição de link de bate papo direto para seu website;
  • A empresa define o tom da conversa (formal ou informal) com o cliente;
  • Uso de mensagens prontas e personalizadas de saudação, ausência e informativo dos horários de expediente da empresa;

Segundo o blog Máfia do Marketing, de acordo com a pesquisa de mensagens do Facebook, 67% dos usuários de aplicativos de mensagens móveis disseram que esperam usar mais o bate-papo para se comunicar com as empresas nos próximos dois anos. Além disso, 53% dos entrevistados dizem que têm mais chances de comprar com uma empresa que ele podem enviar mensagens diretamente para comunicar-se.

Comprovadamente, aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm taxas de engajamento incríveis: 98% das mensagens móveis são abertas e lidas, com 60% delas sendo abertas em três minutos após o recebimento. Na verdade, uma grande maioria dos compartilhamentos on-line, 84%, agora ocorre em canais privados, como aplicativos de mensagens, por isso, mesmo que você não use o WhatsApp para fazer marketing de sua empresa, é provável que seus clientes em potencial estejam usando o WhatsApp para compartilhar ofertas com seus amigos.

Dicas

Então vamos para as dicas preciosas que farão dos seus produtos e serviços mais efetivos através dessa ferramenta:

Perfil

– Ter o perfil da sua empresa completo (Nome, website, horários de funcionamento e e-mail profissional) com geolocalização, traz mais credibilidade a sua empresa e seu ponto físico (mesmo que você esteja usando uma ferramenta digital).

Contador de mensagens

– Com o gerenciamento de mensagens, é possível saber quantas foram recebidas e respondidas a fim de não deixar nenhum cliente passar despercebido. E também mensagens prontas de saudação e ausência para que nenhum cliente fique sem ser respondido mesmo fora do expediente da empresa.

Discurso focado

– O tom da conversa é você, empreendedor, quem decide: formal ou informal. Mas o legal é que você se aproxima do cliente.

Conteúdo de Qualidade

– Não envie somente propagandas. Escreva e envie conteúdos diversificados com relativa aos seus produtos e serviços, mas que somem a vida do cliente de alguma forma. E lembre-se de não enviar constantemente. Crie o timing dos seus envios com foco na suas campanhas.

Campanhas

– Não saia disparando informações aleatórias. O cliente fica confuso e irritado porque não entende suas intenções. Faça o planejamento mensal ou semanal com foco em vendas, conteúdo, atendimento de qualidade e pós-venda, assim seu cliente terá sua constância.

Lista de transmissão

– Por que usar listas de transmissão em vez de grupos? Porque diferente do grupo em que é preciso adicionar todos os usuários e somente depois explicar o motivo da criação do mesmo, isto sem contar que é preciso criar um grupo para cada objetivo, a lista de transmissão permite que você crie apenas 1 vez e envie suas informações rapidamente, usuário a usuário, sem ter várias pessoas interagindo ao mesmo tempo, que pode ser incomodo para alguns, permitindo uma abordagem mais discreta entre a empresa e seu cliente.

Enfim, esteja mais próximo do seu cliente através dessa ferramenta que une e interage com as pessoas o dia todo. Com suas estratégias traçadas, produtos e serviços de qualidade e atendimento cordial, suas vendas irão deslanchar em menor tempo. Bons negócios!

Veja também: Máquina parada não gera resultado!

Escrito por Daniela Malanga, Graduada em Publicidade e Propaganda e atua como Gestora de Atendimento da Novo | De olho no atendimento.

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Dyego Rodrigues Mattos
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