Categorias: Artigo Novo Marketing

GERAÇÃO Y e a sua relação com o mercado

Hoje as empresas enfrentam novos desafios com a geração jovem que está ganhando o seu espaço aos poucos no mercado, um público novo e marcado por um perfil comportamental de Geração Y.

Como esses jovens são motivados? Como eles enxergam as empresas que investem neles? Quais são seus desafios?

Para começar é importante explicar que a geração Y é constituída por jovens que hoje estão na faixa dos seus vinte e poucos anos e marcados por características específicas, como grande afinidade às tecnologias e por serem multitarefas, estão sempre fazendo mais de uma atividade do trabalho enquanto escutam música, olham as redes sociais etc. São acostumados a conseguirem tudo o que querem, impacientes e ambiciosos e por isso não aceitam serviços que consideram de “baixo escalão” e almejam subir na empresa muito rapidamente e por isso estão sempre em empresas novas, mas isso não quer dizer que são maus profissionais.

Anteriormente o profissional buscava estabilidade profissional e estabilidade pessoal, ter um trabalho fixo e que possibilite manter uma casa e uma família, hoje os profissionais dessa nova geração buscam desenvolvimento pessoal, por serem pessoas de alta autoestima, buscam ser sempre valorizados e empresas que possam lhes desenvolver, o fator financeiro ainda é importante, mas eles buscam mais empresas que invistam neles e que apresentem projetos para crescimento futuro.

O desafio de relacionamento Empresa x Colaborador é que essa geração precisa ser constantemente motivada. A Geração Y é filha da Geração X, que para compensar a ausência e a cobrança dos pais, deu à Geração Y uma ideia de que poderiam ser o que quisessem e os acostumaram a receber tudo o que quisessem. Assim, quando são regularmente cobrados, ficam insatisfeitos e começam a perder a visão de crescimento e desenvolvimento na empresa e por isso acabam cogitando um novo emprego. Outro grande problema profissional da Geração Y é a correlação: felicidade x expectativa x realidade. Como são pessoas ambiciosas e impacientes, essa geração tende a ser mais facilmente frustrada, quando a realidade não corresponde às expectativas, a felicidade acaba sendo afetada.

O cenário ideal para que uma empresa carregada de jovens Geração Y é, um bom relacionamento entre líderes e equipe, de uma forma que o líder deve se colocar de igual e igual com a equipe, sendo mais uma personificação de uma pessoa que seja suporte para eles, que tenha sempre equilíbrio entre feedbacks negativos e que esteja sempre desenvolvendo e investindo na sua equipe. Já a empresa, espera que o seu profissional desenvolva maturidade para respeitar hierarquias e que sejam mais abertos a feedbacks, mesmo quando não sejam positivos, enxergando que são necessários para desenvolvimento pessoal e bons resultados. O ganha-ganha deve ser explícito para os dois lados, assim tendo um ambiente harmonioso de trabalho.

Escrito por Thiago Petras, 21 anos, Analista Comercial da Novo Marketing.


Dyego Rodrigues Mattos
Compartilhar
Publicado por
Dyego Rodrigues Mattos
Tags: Empresa x Colaborador estabilidade pessoal geração x geração y

Recentes posts

  • Artigo
  • Atendimento
  • Cliente Oculto
  • Farmácias
  • Preço e Produtos
  • Sem categoria
  • Treinamento

Seus consumidores estão felizes?

O atendimento ao cliente é um grande diferencial para o empreendimento, principalmente em relação a… Ler mais

5 anos atrás
  • Artigo

Mulheres empreendedoras

A primeira semana de março é marcada pela comemoração universal em homenagem as mulheres, conhecido… Ler mais

5 anos atrás
  • Artigo
  • Atendimento
  • Cliente Oculto
  • Novo Marketing
  • Preço e Produtos
  • Treinamento
  • Whatsapp Marketing

Como se tornar referência gastronômica nas mídias digitais

O espaço tem que oferecer conforto, além de modernizar saindo do básico. Pense em conteúdo… Ler mais

5 anos atrás
  • Artigo
  • Atendimento
  • Novo Marketing
  • Preço e Produtos

Aprenda como engajar seus colaboradores para ganhar a fidelização dos seus clientes.

Aliado a outras ações, o índice de satisfação pode ser usado como uma tática importante… Ler mais

5 anos atrás
  • Atendimento
  • Preço e Produtos
  • Treinamento

Porque a Black Friday impulsionou as vendas do varejo em 2020?

Empresas conseguiram fidelizar clientes durante a Black Friday e expandiram suas vendas para os meses… Ler mais

5 anos atrás
  • Atendimento
  • Farmácias
  • Novo Marketing
  • Treinamento

Saiba como vender benefícios, não apenas produtos em sua farmácia

5 dicas para você destacar seu estabelecimento Venda benefícios e não apenas produtos. O mercado… Ler mais

5 anos atrás

Esse site usa cookie. Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego.